CURSO


Bacharelado em Fisioterapia - UFRGS


Titulação: Fisioterapeuta

Duração Mínima: 10 semestres

Turno: Integral

Local: Escola de Educação Física (ESEF)


OBJETIVOS
O Curso de Fisioterapia da UFRGS é centrado no estudante como sujeito ativo do processo de formação e tem como objetivo formar fisioterapeutas com competência para a atenção integral às necessidades em saúde cinético-funcional dos indivíduos e coletividades, compreendendo saúde como socialmente determinada e o ser humano em suas dimensões biológica, psicológica, social e cultural.

Os profissionais formados no curso deverão ter competências para atividades de assitência, educação em saúde, docência, gestão e atuação nos emergentes campos da promoção à saúde e prevenção de doenças conforme as mudanças nos perfis epidemiológicos regionais e nacionais.

O curso visa habilitar profissionais que demonstrem responsabilidade político-social, contribuindo para o controle social em saúde, que sejam capazes de exercer a profissão com capacidade técnica e humanística fundada no saber científico e que saibam conjugar autonomia profissional e trabalho em equipe, em todos os níveis de atenção à saúde.

Visa, também, desenvolver senso crítico e investigativo necessários para empreender contínua formação na sua práxis, respeitando os princípios éticos e bioéticos, sociais, culturais e pedagógicos com ênfase nos princípios da responsabilidade sanitária integral.

O perfil do egresso do Curso de Fisioterapia da UFRGS é de formação generalista humanista, crítico-reflexiva, voltado ao cuidado às pessoas, por intermédio de ações de educação, promoção, proteção, tratamento e recuperação da saúde, com ações integradas de assistência inter e intra-profissional, nos diferentes níveis de complexidade da atenção. Os fisioterapeutas deverão ter visão ampla e global, capacidade de identificação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde cinético-funcional, com competência para atuar dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde e orientado por evidências científicas.


CONTATOS:

Comgrad: comgradfisio@ufrgs.br / (51) 3308 5884

Nenhum comentário:

Postar um comentário