DAFISIO



INTRODUÇÃO
Ao ingressarem na primeira turma do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no primeiro semestre de 2009, os alunos foram recebidos pelo Diretório Acadêmico de Educação Física (DAEFi), que acabou nos ajudando e representando inicialmente.

No decorrer do ano (2009) percebeu-se que seria muito importante que existisse um órgão representativo dos alunos de Fisioterapia da UFRGS, para lutar por nossos interesses. Desta forma, alguns estudantes começaram a pensar e sonhar juntos a criação do Diretório Acadêmico de Fisioterapia.

Apesar da forte vontade dos alunos e da necessidade de se criar o DAFISIO, o curso tinha ainda apenas uma turma - e uma carga horária muito intensa - o que tornava bastante difícil a concretização deste sonho. Foi criado um Coletivo de Estudantes de Fisioterapia, para representar temporariamente os estudantes, apesar de não ser uma entidade reconhecida legalmente.

Em 2010, com a chegada de mais uma turma, os alunos retornaram às discussões e voltaram a batalhar para que este projeto saísse do papel e dos desejos de cada um. Nos dias 14 e 15 de dezembro, então, aconteceu a eleição para a primeira gestão do Diretório Acadêmico de Fisioterapia (DAFISIO) da UFRGS, com chapa única (A Peleia vai Começar!), eleita por unanimidade.


PARA QUE(M) SERVE O DIRETÓRIO ACADÊMICO?
Um Diretório Acadêmico é uma entidade estudantil que representa os estudantes de um curso de nível superior. Suas funções podem ser, e em geral são, diversas. Algumas delas são: organização de atividades extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; Encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; Mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; Realização de atividades culturais e de integração, entre outros.

O DAFISIO é a entidade máxima de representação dos estudantes do curso de Fisioterapia da UFRGS. É uma associação civil, sem filiação político-partidária ou religiosa. Podem participar do DAFISIO todos os estudantes matriculados regularmente no curso de Fisioterapia da UFRGS, sendo os membros da gestão os responsáveis pela organização e andamento das ações da entidade.


2 comentários:

  1. Bah galera!!!!

    Parabéns!!!!!

    Fiquei muito feliz de ver que vcs estão se organizando, e de forma bem objetiva.

    Força na peruca que a Peleia é dura!!!

    Há braços!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, senhores:

    Tendo em vista o crescente número de assaltos em torno da ESEFID, acredito que precisamos nos unir para, pelo menos, pedir o deslocamento das paradas de ônibus para que fique em frente à Portaria. Não sei a quem recorrer, acredito que precisamos de um abaixo assinado para enviarmos à EPTC. Qual o e-mail o Diretório?

    Obrigada!

    Cíntia Duarte
    Graduanda Licenciatura em Dança ESEFID/UFRGS

    ResponderExcluir