segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Carta dos Estudantes de Fisioterapia à Reitoria da UFRGS

Prezado Excelentíssimo Reitor,

Vimos por meio desta carta estabelecer uma relação com o Reitor, frente à situação enfrentada, quanto à infra-estrutura da ESEF, além de parabenizar a conquista da janta no RU da ESEF.

Hoje vivemos um dia de orgulho, pois - pela primeira vez - será servida janta no Restaurante Universitário (RU) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após cerca de quatro anos de inauguração do RU, os estudantes, professores e servidores celebram essa importante conquista.

Apesar da alegria pela inauguração da janta no RU, é importante lembrar que, há três anos, têm-se um curso noturno na Escola, e somente hoje os estudantes podem jantar no RU. O Diretório Acadêmico de Fisioterapia parabeniza todos os envolvidos nessa luta.

No entanto, ainda não há um espaço condizente com a demanda apresentada pela implementação de dois novos cursos aprovados pela Reitoria. Desde 2009, é uma realidade da ESEF a entrada anual de 220 novos estudantes - sendo 160 de Educação Física, 30 de Dança e 30 de Fisioterapia - totalizando 660 novos estudantes nos últimos três anos. E, diante deste crescimento no número de alunos, não houve evolução alguma em termos de infra-estrutura. Entende-se que essa realidade não condiz com a terceira melhor Universidade da América Latina.

Há uma escassez de espaço físico, que se refere em aulas dadas, eventualmente, ao ar livre ou salas de aula improvisadas, comprometendo a qualidade do ensino dos professores e aprendizado dos alunos; aulas de Fisioterapia Aquática em piscinas não apropriadas; além da falta de espaços para a organização de atividades extracurriculares, como o Diretório Acadêmico, ou a própria clínica de Fisioterapia - que encontra-se improvisada na antiga sala de musculação, em condições precárias de instação elétrica e materiais apropriados.

Com os cortes de gastos anunciados pelo governo, nos quais está incluído o corte de 10% do financiamento da UFRGS, ainda no ano corrente, como ficará a situação da ESEF? Como está sendo pensada a contínua e crescente entrada de alunos (em um espaço já saturado)? Os estudantes do Curso de Fisioterapia, por meio do DAFISIO, questionam a atual situação já relatada e se colocam inteiramente à disposição para um diálogo aberto entre a Reitoria e este corpo discente. Com isso, espera-se proporcionar aos alunos uma formação de excelência, nada menos que o esperado de uma instituição de prestígio e reconhecimento como a UFRGS.

Atenciosamente,

Diretório Acadêmico de Fisioterapia
Porto Alegre, 22 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário