quarta-feira, 24 de agosto de 2011

VITÓRIA DOS ESTUDANTES: Janta no RU da ESEF é conquistada!

Fonte: Anel-RS

Por Gabriela Nascimento do DAFISIO e Matheus Gomes do DCE-UFRGS

Hoje foi um dia de celebração na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Há quatro anos atrás os estudantes da UFRGS conquistaram o Restaurante Universitário da ESEF. Depois de muita luta, construção na base e atos que incluiram a grande ocupação da reitoria com mais de 500 estudantes, no mesmo momento em que diversas Universidades do país estavam tomadas pelas mobilizações em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, foi construído o RU, algo primoridal no que diz respeito à assistência estudantil básica que se espera de uma Universidade Federal. Agora, após se passarem três anos do início do funcionamento do restaurante e da existência de um curso noturno (curso de Dança) na escola, os estudantes mais uma vez saem vitoriosos e garantem o acesso à Janta.

A Cerimônia de Inauguração contou com a presença de dezenas de estudantes, do Diretório Acadêmico de Educação Física e Dança (DAEFI), do Diretório Acadêmico de Fisioterapia(DAFISIO) e do Diretório Central de Estudantes (DCE-UFRGS). Além disso estiveram presentes o Reitor Carlos Alexandre Neto, o Secretário de Assistência Estudantil Edilson Nabarro e o Diretor da Escola Prof. Vicente Molina.

Durante as suas falas o Reitor e o responsável pela Assistência Estudantil da UFRGS tentavam passar a sensação de que a Universidade anda as mil maravilhas. Esquecem eles que esse ano foi cortado 10% do orçamento da UFRGS; que as bolsas continuam nos míseros R$380 e que diversos estudantes ainda passam dificuldades sem Casa de Estudante e com a infra-estrutura das escolas. Os estudantes da Fisioterapia seguravam cartazes com os dizeres: “Agora temos onde jantar... Está na hora da 3ª melhor Universidade da América Latina ter salas para estudar!”. Na ESEF dois novos cursos foram criados, mais de 200 estudantes já ingressaram na UFRGS e nenhuma sala a mais foi construída. O Restaurante também tinha em suas paredes murais feitos pelos estudantes da Ed. Física e pelo DAEFI com fotos da campanha pelo RU e pela Janta no RU, comemorando a vitória dos estudantes.



Assim que o Reitor encerrou sua fala o estudante de Economia Tiago Silveira da ANEL, que estava representando o DCE na Cerimônia, entregou o "Manifesto pelos 10% do PIB já" ao Sr. Carlos Alexandre, dando seguimento a BLITZ da Educação que a ANEL vem organizando no país inteiro, entregando o manifesto a Ministros e autoridades, cobrando uma posição coerente daqueles que dizem defender a educação. Ao receber o Manifesto o Reitor afirmou que vai se posicionar sobre a pauta.

Como o DAFISIO ficou sem direito à fala em vista da pressa do Reitor em terminar a cerimônia, durante a janta de inauguração a estudante de Fisioterapia e membro do DAFISIO, Nathalia Leboutte Machado, leu e entregou uma carta à Reitoria, apresentando a real situação que passam os estudantes do curso e fazendo um apelo pela manutenção da qualidade do ensino. O grande número de aplausos recebidos ao final da leitura expressam o sentimento dos estudantes de que ainda é preciso muito mais.



A luta segue, em defesa dos 10% do PIB para a educação já e por mais estrutura e assistência estudantil nas Universidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário